UNIVERSIDADE ONLINE GRATUÍTA

 

 

ONU apresenta a 1ª universidade global online e gratuita

A ONU apresentou hoje (terça-feira) a primeira universidade
global online e de matrícula gratuita, com a qual tratará de
impulsionar o acesso à educação superior dos estudantes das
regiões menos desenvolvidas do mundo.

        Este novo projecto educativo, chamado a Universidade do Povo,
surge no âmbito da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de
Comunicação e Desenvolvimento (GIAD) para ajudar a colmatar as
brechas internacionais em matéria de educação com o recurso às
novas tecnologias.

        «Para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, a educação
é um sonho que não se pode tornar realidade», disse numa
conferência de imprensa o fundador da Universidade do Povo, Shai
Reshef.

O AMBIENTE E-PROINFO E O CURSO A DISTÂNCIA

 

 

O e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Tecnologia Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem. O e-ProInfo é composto por dois Web Sites: o site do Participante e o site do Administrador.

 

O site do Participante permite que pessoas interessadas se inscrevam e participem dos cursos e diversas outras ações oferecidas por várias entidades conveniadas. É através dele, que os participantes têm acesso a conteúdos, informações e atividades organizadas por módulos e temas, além de poderem interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e com outros colegas participantes. No Ambiente Colaborativo do e-ProInfo , há um conjunto de recursos disponíveis para apoio às atividades dos participantes, entre eles, Tira-dúvidas, Notícias, Avisos, Agenda, Diário e Biblioteca. Há ainda um conjunto de ferramentas disponíveis para apoio a interação entre os participantes, entre eles, e-mail, chat e fórum de discussões e banco de projetos; e um outro conjunto de ferramentas para avaliação de desempenho, como questionários e estatísticas de atividades.

 

O site do Administrador permite que pessoas credenciadas pelas entidades conveniadas desenvolvam, ofereçam, administrem e ministrem cursos a distância e diversas outras ações de apoio a distância ao processo ensino-aprendizagem, configurando e utilizando todos os recursos e ferramentas disponíveis no ambiente. Cada Entidade pode estruturar diversos cursos ou outras ações compostas por Módulos e, estes, por Atividades. Os participantes se inscrevem em cursos e, sendo aceitos pelo Administrador, podem se vincular a Turmas, através das quais cursam seus respectivos Módulos.

 

O mais interessante de tudo, entretanto, é o fato de que todos os recursos disponíveis para os participantes e para os administradores são acessados via Internet, isto é, de qualquer lugar, em qualquer dia e a qualquer hora.

 

 

COMO POSTAR SEU RELATÓRIO NA BIBLIOTECA?

Postagens na Biblioteca


A biblioteca é a ferramenta mais complexa do ambiente e-proinfo, pois os procedimentos para enviar um arquivo devem ser seguidos corretamente, caso contrário o aluno não conseguirá sucesso na postagem de sua atividade.
A situação é agravada pelo fato de que a nova versão do software Office, da empresa Microfoft, lançada em 2007, ter acrescentado um “x”, na extensão de documentos elaborados no editor de texto “Word”, assim os arquivos feitos no referido programa são salvos com a extensão “docx” e no e-proinfo, na biblioteca, a extensão válida é “doc”.
Na prática ocorre que todos os trabalhos enviados pelos alunos para a biblioteca salvos com a extensão “docx”, precisam ser reenviados com a extensão “doc”. A dica para os usuários do Office 2007, é salvar o texto com a extensão do Office 2003, Windows XP.
Problema semelhante ocorre com os usuários sistema Linux, do BR-office, Editor de Texto “writer”, cujos documentos, são salvos com a extensão “odt” e também é inválida para o e-proinfo. Portanto, é preciso salvar o texto com a extensão do Office 2003, Windows XP.
Outro problema comum na biblioteca é salvar os documentos utilizando caracteres especiais, como : / . , ; ^ ~ e outros ou ainda dar espaços entre as palavras. Estes erros fazem com que o ambiente e-proinfo não aceite o arquivo e apresente a mensagem de “arquivo inválido”. A solução é nomear o arquivo, no momento em que estiver salvando-o, seguindo as orientações que estão expressas no próprio roteiro da atividade e aqui mesmo no blog (Postagem: Como Enviar Arquivo Para a Biblioteca, feita no dia 28/01/09). Para quem tem dúvida sobre o nome correto do arquivo que será postado na biblioteca, observe a seguinte situação: Imaginem que o nome da aluna é Lúcia, o arquivo seria salvo assim:

Lucia_Etapa1_ativ3

E após o sistema operacional realizar o “salvamento” do documento, a aluna visualizaria o texto com o nome: Lucia_Etapa1_ativ3.doc
Observe que a extensão .doc não é digitada pela aluna e sim é automaticamente atribuída pelo sistema operacional do computador.
Alguns alunos, também, não conseguem postar a atividade quando o nome utilizado (salvo no computador) é comum, por exemplo, Maria ou Carlos. Neste caso a sugestão é utilizar o sobrenome para nomear o arquivo ou ainda fundir os nomes ou escrever tudo junto, como: MariaCruz_Etapa2_Ativ4

Como faço para visualizar meu trabalho na biblioteca

Para visualizar o seu trabalho na biblioteca e certificar que ele realmente foi enviado, é preciso acessar a biblioteca, material do aluno e depois clicar sobre a opção “Gerenciar Arquivo”, aparecerá o nome do seu trabalho e ao lado o status do mesmo.
Os status possíveis são:

“Pendente”
significa que o tutor ainda não fez a correção e o comentário, o aluno deve aguardar que o tutor corrija e comente a atividade enviada.


“Ativo”
significa que já foi corrigido e comentado pelo tutor e ao lado do título deve aparecer um “ícone” em formato de “páginas” e o aluno deve clicar sobre este ícone e ler o comentário do tutor, caso o status esteja ativo e não haja comentário do tutor, o aluno deve escrever e-mail ao tutor e solicitar que o mesmo faça o comentário da atividade.

Avaliação” significa que o tutor recebeu a atividade e está analisando-a e preparando o seu comentário, o aluno deve aguardar.

Inativo” significa que o trabalho não correspondeu as expectativas do tutor ou está salvo com extensões inválidas (docx, odt, HTML). O aluno deve refazer o trabalho ou enviar novamente com a extensão (doc).

 

 

Fonte: http://midiasnaeducacaopara.blogspot.com

 

 

COMO POSTAR NA BIBLIOTECA PARTE II

 

Ambiente da Turma - Biblioteca - Material Aluno - Enviar Arquivo

Função:

Disponibilizar para os usuários a ferramenta que permite enviar um arquivo para a biblioteca da turma.
Obs.: Esta opção estará disponível apenas para o Aluno.

Procedimentos:

Para enviar um arquivo para a turma, clique sobre o botão "Enviar Arquivo". O ambiente apresenta a página para o Envio de Material.
Para enviar o material para a biblioteca, é necessário que o usuário preencha corretamente as seguintes informações:

Título: Preencher com o título do material a ser enviado. (Campo obrigatório)

Tipo do documento: Selecione, na caixa de opções, qual o tipo de arquivo a ser enviado. (Campo obrigatório).
Obs1.: As atividades do módulo introdutório serão sempre textos, portanto, a opção correta em tipo de documento é selecionar texto.

Tema: Selecione, na caixa de opções, o Tema do material a ser enviado. (Campo obrigatório)
Obs2.: O tema e o sub-tema estão indicados na atividade do módulo.

Subtema: Selecione, na caixa de opções, o Subtema do material a ser enviado. (Campo obrigatório)

Nome do Arquivo: Utilize o botão "Procurar", para indicar a localização e nome. (Campo obrigatório)
Obs3.: O nome do arquivo não pode ter espaços e nem sinais de acentuação e pontuação.

Resumo: Preencher com uma descrição do material a ser enviado.
Clique sobre o botão . O ambiente irá mostrar a seguinte mensagem:

Clique sobre o botão "Enviar Arquivo" para confirmar a operação. O ambiente irá mostrar a seguinte mensagem: "Confirma o envio do arquivo para a biblioteca"

Clique sobre o botão "OK" para confirmar a operação. O ambiente irá apresentar a seguinte mensagem:

Obrigado pela sua contribuição!
Seu arquivo será analisado pelo Prof. Responsável
Para posteriormente estar disponível no curso...


E por fim, o ambiente irá apresentar a página Material Aluno.

Indicação de problemas:

Caso o usuário não informe um dos campos obrigatórios ou o nome do arquivo contenha acentos, espaços ou pontuação, o ambiente irá mostrar a seguinte mensagem:


Ocorreu(eram) o(s) seguinte(s) erro(s):
Faltou informar o titulo do arquivo;
Faltou informar o nome do arquivo;
Faltou informar o tema do arquivo;
Extensão de arquivo inválido.

Corrija o(s) erro(s) e repita a operação desde o inicio.

Obs4.: O arquivo de texto deve ser salvo no formato word, ou seja, com a extensão DOC, arquivos enviados com extensões DOCX ou ODT não serão corrigidos pelos tutores.

Obs5: O material só poderá ser visualizado no acervo da biblioteca, após o professor validar o material.

Obs6.: Para visualizar o comentário feito pelo professor, o aluno deve clicar sobre o botão "Gerenciar Arquivo"

 

Fonte: http://midiasnaeducacaopara.blogspot.com